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Descubra Porque Você Precisa Utilizar o Facebook Messenger Chatbot Para O Seu Negócio O Quanto Antes!

O Facebook é a maior rede social do mundo e uma ótima fonte de oportunidades para interação da sua empresa com seus clientes. Uma das vantagens nessa rede é o Chatbot, que permite um atendimento ágil, otimizado e sem custos. Entenda o Facebook Messenger Chatbot, confira seus benefícios e aprenda a criar suas mensagens automatizadas para aumentar a performance na sua empresa!

 

Facebook Messenger Chatbot – O Que é?

 

É uma ferramenta de atendimento aos clientes que utiliza inteligência artificial e se comunica por meio de uma linguagem mais natural, como se realmente estivesse conversando com a pessoa. Ele interage em tempo real prestando um atendimento rápido e dinâmico para seus clientes. Vamos conferir algumas formas de utilização dele?

 

Exemplos de Uso do Chatbot no Facebook Messenger

 

  • Sugestão de ofertas baseadas no perfil da pessoa.
  • Busca interativa de produtos.
  • Realização de promoções especiais.
  • Realização de reservas de espaços, como mesas em restaurantes e quartos em hotéis.
  • Disponibilização de cardápio e fotos.
  • Localização de endereços.
  • Esclarecimento de dúvidas sobre produtos e serviços.
  • Acompanhamento de entrega.

 

Viu só em quantas interações com o cliente o chatbot pode ajudar?

Então, vamos entender como é que essa maravilhosa ferramenta trabalha e como você pode criar um Facebook Messenger Chatbot para o seu negócio.

 

Facebook Messenger Chatbot – Como funciona?

 

Basicamente, o cliente acessa o Chatbot por meio do botão Mensagem na Fanpage ou via pesquisa do nome dele no Messenger, então clica ou digita “Começar” ou “Get Started”, se for uma versão em Inglês, e o robô de atendimento começa a interação.

 

Ele se apresenta a pessoa, pergunta como pode ajudá-la, e vai respondendo as perguntas dela considerando a análise das palavras chave de suas mensagens a fim de definir as respostas mais adequadas.

 

Você customiza as mensagens e conteúdos que ele oferece de acordo com suas necessidades e pode utilizar diversas funcionalidades para melhorar a interação na conversa. Confira algumas delas a seguir.

 

Funcionalidades do Facebook Messenger para chatbot

 

  • Tela de boas-vindas

Ela aparece somente na primeira vez que a pessoa interage com o Chatbot e serve para você colocar uma saudação, incluir uma apresentação e/ou um botão “Começar”.

 

  • O botão “Começar”

É recomendado incluir o botão “Começar”, que como explicamos acima, ficará na tela de boas-vindas para que ele sirva como um guia orientando a pessoa em suas interações ao longo do atendimento.

 

  • Os botões Quick Replies

São botões que conterão respostas rápidas para a pessoa clicar e entender sobre algo

 

  • Os Cards

Os cards oferecem opções de envio de imagens e vídeos que são muito interessantes para você divulgar cardápios, fotos do seu negócio, vídeos de produtos e muito mais.

 

  • O Carrossel

O carrossel é uma função que permite adicionar até 10 imagens ou vídeos que ficam disponíveis num formato deslizável para a esquerda e para a direita.

 

Como o Chatbot Pode Aprimorar Os Resultados do Seu Negócio?

 

O facebook messenger chatbot permite que seu negócio ofereça um atendimento de qualidade, com economia e eficiência operacional.

 

Benefícios do chatbot 

 

  • Realiza o atendimento aos clientes com agilidade, eficiência e qualidade, de forma automática e 24 horas.
  • Oferece dados importantes sobre o comportamento, interesses e necessidades dos clientes.
  • Diminui a necessidade de investimento em infraestrutura e equipe de atendentes.
  • Tem baixo custo de implementação, se comparado à criação de um app para iOS e Android.
  • O cliente não precisa fazer registro ou download para utilizá-lo.

 

O que é o Chatfuel?

 

O Facebook oferece a documentação completa para você incluir o Chatbot no Messenger, mas existem outras formas de você criar seu robô de atendimento, como pelo serviço gratuito Chatfuel ou por meio do Node.js.

 

O Chatfuel é uma plataforma para criação de chatbots no Facebook muito prática e fácil de utilizar, pois dispensa a necessidade de codificação.

 

Agora vamos te ensinar a criar o chatbot via Chatfuel.🙂

 

Como Criar um Chatbot Messenger Passo a Passo

 

 

  1. Acesse chatfuel.com e clique no botão de registro “Get Started for Free”.

 

2.Você será redirecionado para o Facebook, onde finalizará o seu cadastro e cederá acesso ao seu nome e e-mail pessoal.

 

3.Na tela seguinte, marque a primeira opção, que é o aceite do Termo de Serviço, e desmarque a segunda, se não quiser receber o newsletter do ChatFuel. Em seguida, pressione o botão “Ok, let me in” para seguir com o cadastro.

 

 

4. Na próxima página você será convidado a fornecer permissões de acesso à sua página do Facebook. Para prosseguir, clique no botão “Give Permissions”. E, na tela seguinte, você poderá criar uma nova página ou incorporar o Chatbot a uma página já existente.

 

 

5. Após a seleção, você será direcionado ao dashboard do Chatbot, onde poderá seguir o tutorial oferecido pela plataforma ou optar por navegar pela página e conhecer suas funcionalidades.

6. Na área de menu que está na esquerda, selecione a primeira opção, “Build” e, depois, selecione “Welcome Message” na barra central.

 

7. Aqui você poderá personalizar a mensagem de entrada para a comunicação com sua página de acordo tom o tom de comunicação e personalidade da sua página.

8. Logo após, clique no botão inferior “+ Add Button” para incluir opções de clique.

 

 

9. Preencha o botão incluindo o texto que deverá ser exibido e, posteriormente, nomeie o bloco de texto que será usado para responder o seu cliente.

10. Veja que no menu central, abaixo de “Welcome Message”, surgirão os blocos recém-criados. No caso, foram criados “Rastrear” e “Orçamento”.

11. Clicando no primeiro bloco criado, você poderá personalizar toda a linha de atendimento que se avançará a partir dessa escolha.

 

 

12. Para fazer a customização, clique em “Add card” no menu central. Você encontrará as opções de galeria, texto, imagem, resposta rápida e plugin.

13. Para personalizar um Chatbot simples, você pode utilizar no Text Card. Então, clique em “Text Card”, inclua o texto e clique em “Add button” para selecionar a opção que aparecerá após a exibição do primeiro texto.

 

14. Você pode recomendar um link, incluir ligação para um próximo bloco ou mesmo indicar um número de chamada de telefone.

15. Neste exemplo, logo que a primeira mensagem for exibida, o cliente receberá um link clicável para conferir as informações do pedido.

16. Em seguida, outros dois textos serão apresentados (clique em “Text Card” sempre que quiser incluir novas informações nesse bloco de texto) e o cliente será convidado a enviar um e-mail para sanar suas outras dúvidas.

17. Após terminar sua primeira configuração, clique no botão “Test Chatbot” no canto superior direito e teste as opções de conversa.

 

 

18. Inclua a opção de contatar sua empresa pelo Messenger para facilitar o acesso do público à sua caixa de entrada.

E pronto! A primeira linha de conversa está feita!

Aproveite para explorar as demais funcionalidades do Facebook Messenger Chatbot e entender como ele pode aprimorar os resultados do seu negócio ainda mais!

O facebook messenger chatbot é uma ferramenta que vai poder te trazer muito mais lucros para o seu negócio.

Imagine que você trabalhe com vendas, por exemplo, e que utilizando essa fantástica ferramenta, suas vendas aumentem consideravelmente utilizando a estratégia certa.

Isso seria interessante pra você? Gostaria de aprender e conhecer como utilizar o facebook messenger chatbot em seu negócio de maneira estratégica com um passo a passo detalhado?

Se a resposta for sim, eu recomendo que você conheça um treinamento de extrema qualidade do meu amigo Fábio Vasconcelos onde ele mostra EXATAMENTE o que ele faz em seu negócio utilzando os chatbots.

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Espero que eu tenha ajudado. Comente Abaixo e me diga o que achou do artigo! 🙂😊

Um Forte Abraço e Até a Próxima!😎✌

 

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