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Desenvolvimento Pessoal INÍCIO

Como Lidar com o Excesso de Informação No Dia a Dia ?

Como Lidar com o Excesso de informação? Pois é, você não é a primeira nem a última pessoa a ter essa mesma dúvida.

O dia amanhece e já estamos com a cabeça cheia de coisas para fazer. Tarefas, lembretes, papelada.

Enfim, mesa cheia e mente a mil. Com a internet cada vez mais cheia de conteúdo para disponibilizar, nós sentimos, sem tempo para absorver tudo que nos é oferecido.

Essa questão é tão marcante que é chamada hoje em dia de information overload (overdose de informação) ou sobrecarga de informação.

Muitas vezes, esse problema paralisa as pessoas. Como lidar com o excesso de informação, já que as pessoas não sabem mais quem seguir ou ouvir não é mesmo?!

Para resolver essa questão precisamos verificar a causa e trabalhar em algumas soluções possíveis.

Não vamos conseguir evitar o fluxo de informação existente, mas podemos fazer melhores escolhas que irão nos manter mais focados e com menos informação, ou melhor, com a informação que realmente precisamos. Para esse problema vale a qualidade e não a quantidade.

 

Afinal : Como Lidar com o Excesso de Informação?

 

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Para se saber como lidar com o excesso de informação, primeiramente precisamos também saber que estamos na era da Informação, mas poderíamos muito bem chamar da A Era da Distração. É comum divagarmos por aí sem perceber o que estávamos fazendo antes.

Seja um e-mail novo que chegou, um comentário em uma rede social, ou algum colega que chamou, perdermos muito tempo com distrações.

Distrações são sem dúvida, o maior vilão da produtividade atualmente.

Sem foco, dificilmente conseguimos nos dedicar por um tempo razoável para realizar uma atividade importante sem sermos interrompidos por banners, notificações sonoras e visuais, pop ups, etc. A partir dessa distração podemos ir para longe da nossa tarefa somente em pensamento.

Para pessoas que utilizam criatividade no seu trabalho são severamente prejudicadas devido a distrações. E se você está pensando que somente pintores, autores, e pessoas desse nicho utilizam criatividade? Você está enganado.

Você, eu, pais ajudando no dever de casa, filhos ao fazer os trabalho e lições escolares , funcionários ao escrever um e-mail, gerentes na tomada de decisões, enfim, há uma infinidade de pessoas que usam a criatividade.

Além disso, estamos conectados o tempo todo e recebendo informações o tempo todo. E mesmo quando não estamos focados em uma atividade o excesso de informação nos assombra em tempo real. E, sinceramente, informação cansa. Por isso. é preciso avaliar se tudo que estamos consumindo é realmente importante para nosso desenvolvimento e trabalho.

 

A Solução do Problema

 

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A primeira solução é mais teórica e paira no âmbito mental. Primeiro é preciso saber que não necessitamos de tanta informação assim durante o dia. São diversos os motivos pelos quais absorvemos tanta informação, como:

Hábito;

Desejo de conhecer tudo sobre um assunto;

Medo de ficar desinformado;

Medo de perder oportunidades.

Para todos esses motivos é preciso se auto avaliar e perceber se é ou não um comportamento destrutivo, assim sabendo realmente como lidar com o excesso de informação. Por exemplo, se temos o hábito de ler muita informação, devemos avaliar se esse comportamento não está prejudicando nosso trabalho. Se é feito a todo o momento ou reservamos algum tempo específico para o mesmo.

Quando gostamos muito de um assunto, queremos saber tudo a respeito e muitas vezes, nos perdemos no meio de tanta informação e decisão sobre o que ler.

Que tal escolher 2 a 3 autores principais de um determinado assunto e eliminar o resto? É uma ótima opção.

 

Entrando em Ação

A solução é prática, e envolve mudança de hábitos durante o dia a dia e finalmente você saberá como lidar com o excesso de informação.

Vamos fazer um passo a passo para resolver dois dos maiores problemas atuais para realizar um bom trabalho de qualidade com foco e qualidade.

 

9-Passos Para se Evitar a Distração

 

  • Imagine que você não é assim, decida fazer o que realmente quer fazer, o que realmente é importante;

  • Se permita relaxar e eliminar a ansiedade de responder a tudo na hora;

  • Dedique esse tempo para as tarefas realmente importantes, elimine distrações: notificações de e-mail, redes sociais, abas do navegador, etc. Qualquer coisa que possa tirar sua atenção;

  • Faça o teste do atraso: Não responda nada na hora por alguns dias (e-mails, redes sociais);

  • Responda somente em horários determinados por você: 3x por dia por exemplo.

  • Dedique esses dias para criar rituais de foco e descanso, 30 minutos de foco + 10 de descanso aumente quando conseguir ficar os 30 minutos…

  • Crie rituais diários para realizar as tarefas mais importantes, nesses momentos proíba-se de acessar qualquer outro site ou programa. Determine um tempo para essa tarefa importante. Após acabar o prazo se premie com alguma distração do seu gosto. Ajuda a criar um ciclo de foco e descanso;

  • Verifique se teve algo negativo no teste do atraso;

  • Avalie se esse comportamento não é mais produtivo que o anterior.

 

Minhas 3 Dicas de Ouro

 

DICA 1 :  Mantenha o Foco e Priorize o Que Realmente é Importante

Eu sei que nos dias de hoje é bem complicado,como já foi citado, pois é whatsapp vibrando, pessoas chamando no facebook, seus amigos postando no instagram,enfim …

Mas se empenhe ao máximo ,porque o esforço valerá a pena.

Defina o que é realmente importante . Será que você não está gastando tempo demais em tarefas que na verdade não vale tão a pena assim?

Reflita sobre isso !

Evite fazer um monte de coisas ao mesmo tempo.

Mesmo que você seja capaz de fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo ( geralmente, as mulheres incrivelmente possuem esse dom 😱👀).

Com tantas tarefas e informações ao mesmo tempo, o desgaste será inevitável, prejudicando sua produtividade e qualidade de vida.

Falando sobre isso, caso você queira aumentar sua produtividade e se organizar melhor para suas tarefas do dia a dia, recomendo que você baixe a Folha Da Produtividade Extraordinária!

Essa ferramenta foi criada pelo Master Coach Paulo Vieira;

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DICA 2 : Tenha o Hábito de Planejar

Procure planejar suas atividades para que você não se perca e possa determinar o que é mais urgente e o que é menos urgente;

 

DICA 3: Tenha Um Momento Para Descansar Sua Mente e Seu Corpo

 

Parece óbvio , mas muita gente não faz isso.

Dê mais atenção a sua saúde mental, física e espiritual.

Tire um momento para descansar e “esvaziar sua mente”.

Curta com sua família, seus amigos. Conte piada, ria bastante, ouça sua música preferida,pratique seu esporte favorito, enfim…

Não importa aonde e nem qual seja sua diversão , afinal temos gostos diferentes , mas aproveite muito o máximo possível e tente se desligar de suas tarefas e informações nesse período.

O descanso será um revigorante e você vai ver como conseguirá estar mais disposto(a).

 

Concluindo

Esse artigo te ensinou como lidar com o excesso de informação e também a melhor forma de reduzir a quantidade de informações que somos expostos no dia a dia.

Tanto a mudança da mentalidade como as dicas práticas irão ajudar no dia a dia a tomarmos melhores decisões quanto ao que queremos ver e ouvir. Essas escolhas são extremamente importantes para melhorar nossa produtividade e também para relaxar nossa mente. 😃

E você , sofre ou já sofreu com o  excesso de informação ? Deixe seu comentário abaixo!

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